Rua Sol da Liberdade, 73 Jardim Alvina - São Paulo - Capital CEP: 02.991-220

Instituição responsável: CESB - Confederação do Elo Social do Brasil

CNPJ: 08.573.345/0001-46 - Telefone: +55 (11) 3991-9919

"Movimento Passando o Brasil a Limpo".

© 2019 - Todos os Direitos Reservados

Hinduísmo

O termo “hindu” tem sua origem na civilização que surgiu entre os rios Indo e Sarasvatî (este último seco há séculos). Já “hinduísmo” é usado para designar todo o conjunto cultural que tenha relação direta ou indireta com os Vedas.


As origens do hinduísmo se perdem no tempo. Sua precisão histórica não é exata e o que temos de concreto são as evidências encontradas em sítios arqueológicos como Mohenjo Daro e Harappa.


Muitos ainda sustentam que a origem do hinduísmo se deu através da invasão do subcontinente indiano pelos arianos vindos do leste europeu. Essa visão está cada vez mais em desuso e os cientistas já têm indícios que provam que a civilização ariana védica, que falava sânscrito, é a mesma que a civilização do Vale do Indo.

Atualmente a data aceita para a origem do hinduísmo é de sete mil anos com o surgimento e a predominância dos ensinamentos da sabedoria védica, apesar de as escrituras hindus relatarem fatos ocorridos há mais de trezentos mil anos.


Antes desse período, que chamamos de Pré-Védico, a civilização do Vale do Indo estava em franco desenvolvimento, com cidades que continham até 20.000 habitantes, ricas na agricultura, no artesanato e com um comércio relativamente desenvolvido. Isso se deu por volta de sete mil anos a.C.
Por volta de 4500 a.C., o subcontinente indiano sofreu mudanças climáticas causadas em parte pelo movimento de placas tectônicas no decorrer de vários séculos.


Uma das conseqüências desses movimentos tectônicos foi a total seca do rio Sarasvatî, quando dois de seus principais afluentes passaram a desaguar no famoso rio Ganges (Gangâ).


Com isso, a população estabelecida nas margens desse rio se deslocaram para a fértil e aconchegante planície do Ganges dando início a Era Védica. Isso se deu por volta de 3.000 a.C. (Leia o Projeto na Integra).