top of page
JUDAISMO.jpg

Judaismo

Judaísmo (vindo do hebraico 'Yehudá') é o nome dado à religião do povo judeu, a mais antiga das chamadas Três Grandes Religiões Monoteístas (ao lado do cristianismo e do islamismo). Surgido da religião mosaica (Moisés), apesar das ramificações, defende um conjunto de doutrinas bem definidas que o distingue inequivocamente de todas as outras religiões da antiguidade: a crença monoteísta e os elevados padrões éticos, morais e ascéticos.

YHWH, o Deus único, ou "D'us", o Criador, às vezes chamado "Adonai" ('Meu Senhor'), ou ainda "HaShem", "o Nome" (Nomes de Deus no judaísmo - próximo post), elege Israel como o povo que receberá a Revelação da Torá - os mandamentos de D'us. Dentro da visão judaica de mundo, D'us é um Criador ativo no Universo, que influencia a sociedade humana.

Há diversas tradições e doutrinas dentro do judaísmo, criadas e desenvolvidas conforme o tempo e os eventos históricos sobre a comunidade judaica, os quais são seguidos em maior ou em menor grau pelas diversas ramificações judaicas conforme sua interpretação do judaísmo. Hoje o judaísmo é praticado por cerca de quinze milhões de pessoas em todo o mundo (senso 2006). Não é uma religião de conversão, e atualmente respeita a pluralidade religiosa, desde que tal não venha a ferir os mandamentos do judaísmo. Alguns ramos defendem que no período messiânico todos os povos reconhecerão YHWH como único D'us e submeter-se-ão a Torá.


Origem e história 


De acordo com a visão religiosa, o judaísmo é o Caminho de vida ordenado pelo Criador, através do Pacto Eterno com o patriarca Abraão e sua descendência. Segundo estudiosos, o judaísmo é fruto da fusão e evolução de mitologias e costumes tribais da região do Levante (Israel e arredores), unificadas posteriormente mediante a consciência de um nacionalismo judaico. Ainda que esteja intimamente relacionada à história do povo judeu, a história do judaísmo se distingue por enfatizar a evolução da religião e como esta influenciou o povo judeu e o mundo. (Leia o Projeto na Integra).

bottom of page