top of page
Buscar
  • webelosocial

JANAINA PEREIRA MARQUES CARLOS - A PRIMEIRA DIRETORA NACIONAL DA ELO SOCIAL CARCERARIA


Não teríamos como falar de Elo Social Carcerária sem falar de Janaina Pereira Marques Carlos como a primeira precursora deste projeto.


Janaina escreveu as primeiras cartas e passou de forma voluntária a responder a todas, e até a data de hoje é lembrada pela sua “caixinha de sapato”.


Podemos literalmente afirmar que o projeto Elo Social carcerária nasceu e cresceu dentro de uma caixinha de sapato cheias de canetas e envelopes, já que as cartas eram respondidas de forma manuscrita, uma a uma, pela propria diretora Janaina, que diga-se de passagem tinha um verdadeiro amor pelo trabalho a ponto de ter ciumes de sua “caixinha de sapato”, que todos os dias a levava para sua residência, onde inúmeras vezes trabalhava até altas horas da noite para suprir a demanda na pronta resposta que fazia questão de dar a todas as cartas recebidas.

Além deste trabalho gigantesco que Janaina fazia, passou também a acompanhar a equipe de implantação de projeto junto às cadeias em dia de visitas, ocasião em que abordava os familiares e a eles entregava manuais de orientações e cartas de auto estima.


O projeto caminhava a passos largos e Janaina não abria mão de nenhuma das frentes de trabalho, tendo também feito parte das equipes que visitavam os pontos de concentração de ônibus de excursão que partiam do terminal da Barra Funda e também do Terminal metrô Carandiru de Santana, levando familiares para visitar encarcerados em penitenciarias do interior de Estado de São Paulo.


Podemos afirmar que Janaina participou assiduamente de todas as fases da Implantação do projeto Elo Social Carcerária, chegando até mesmo a fazer pequenas viagens para presídios do interior do Estado de São Paulo.


Como costumamos dizer, chegou o momento que o projeto não cabia mais na “caixinha de sapato” de Janaina e teve que seguir em frente, ocasião em que carinhosamente Janaina Pereira Marques Carlos assumiu uma cadeira eterna em nosso conselho, porém jamais será esquecida pelos relevantes trabalhos que prestou à frente de nossa instituição.


15 visualizações0 comentário
bottom of page