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CESB – Confederação do
  Elo Social Brasil 

CNPJ Nº 08.573.345/0001-46

    www.socialcarceraria.org.br

     www.elosocial.org.br

PSRC - Socialização e Ressocialização
Carceraria

Comissões de Combate à Criminalidade, Educação e Socialização, Direitos Humanos, Qualificação e Requalificação Profissional.

PSRC
Projeto de Socialização e Ressocialização Carcerária

INSTITUIÇÃO CRIADORA: CESB - Confederação do Elo Social Brasil, instituição social sem fins lucrativos, criada nos termos dos incisos XVII e XVIII do Artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil, do artigo 16 do Decreto Lei n. 678 de 06/11/1992 e das Leis 9.790/99 e 10.406/06, inscrita no CNPJ sob o nº 08.573.345/0001-46, com Diretoria Nacional de Implantação de Projetos sita à Rua Cecília Bonilha, 145, Vila Bonilha, São Paulo – SP - Brasil, CEP 02919-000, e telefones +55 (11) 3991-9919 / 11 984604046


INSTITUIÇÃO IMPLANTADORA: Elo Social Carcerária, instituição social sem fins lucrativos, criada nos termos dos incisos XVII e XVIII do Artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil, do artigo 16 do Decreto Lei n. 678 de 06/11/1992 e das Leis 9.790/99 e 10.406/06, inscrita no CNPJ sob o nº 08.449.157/0001-73, com sede na capital de São Paulo à Rua Sol da Liberdade, 73 – Jardim Alvina – São Paulo.

 

APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO CRIADORA:

 

A CESB é uma instituição social sem fins lucrativos criada no ano de 1990 e atuação no distrito federal e em todos os estados da federação brasileira através de federações que poderão ser visitadas link www.elosocial.org.br/federacoes.

 

Programa Social do Cidadão, voltado ao fortalecimento da instituição familiar, cidadania, combate à violência doméstica, evasão escolar e cursos Vivenciais e Profissionalizantes. www.socialdocidadao.org.br

 

A CESB tem como objetivo primordial combater a desigualdade social através de iniciativas de fortalecimento da cidadania e fortalecimento da instituição familiar por meio da ministração de cursos vivenciais. www.socialdocidadao.org.br/direcao

 

Atuamos junto à população carcerária e com foco no combate à criminalidade e socialização de apenados: www.socialcarceraria.org.br

 

Atuamos nos órgãos legislativos através de nossa Comissão de Legislação Participativa: www.participacaolegislativa.org.br

Somos criadores e gestores do programa “Lixo Zero, Social 10” através do Sistema INER de resíduos sólidos: www.institutoiner.org.br, instituição criadora e detentora do Selo Consciência Verde, por meio da qual certifica as empresas comprometidas com o Meio Ambiente. www.conscienciaverde.org.br

 

Implantamos e gerimos o sistema COOPEINER de cooperativas, especializado em resíduos sólidos moveleiros e que visa acabar com a escravidão reeditada no Brasil através da nova lei de resíduos sólidos, que estendeu a brancos, pardos e asiáticos o que antes atingia somente os “negros”, todos puxando carroça, sem direito a nada e recendo valores ínfimos pelo produto que recolhem. www.cooperiner.org.br

 

Somos detentores do sistema de comunicação Elo Social que também atua em todos os estados da federação brasileira através da TVelo. www.tvelo.com.br

 

Na área de Saúde, atuamos através de unidades do UFA. www.ufa.org.br

 

CSRP – Centro de Socialização, Ressocialização e Profissionalização – Elo Social, voltado a recuperação de dependentes químicos e oportunização para moradores em situação de rua voltarem ao convívio social (www.elosocial.org.br/csrp).

 

Atuamos também na área de esportes através do ECES – Esporte Clube Elo Social, com programas voltados exclusivamente aos esportes olímpicos, estando prevista a construção de um centro olímpico em cada estado da federação brasileira. Confira no link  www.eces.org.br.

 

Estamos à frente do Movimento denominado “Acorda Brasil”, movimento pacífico, respeitador de nossa Constituição Federal e de todas as leis em vigor em nosso país, através do pleno exercício da cidadania. Confira no link:  www.acordabrasil.org.br.

 

Observação: “Somos aquilo que já fizemos, como fizemos e como estamos fazendo, sendo certo que tudo aquilo que prometemos fazer pode virar apenas promessas que poderão jamais acontecer, então, é muito importante avaliarmos as propostas pelas obras já executadas”.

 

CONSIDERAÇÕES:

 

A criação, implantação e gestão de políticas sociais é uma obrigação do Estado e um direito do cidadão, que para isto são obrigados a recolherem tributos municipais, estaduais e federal.

O fato de ser uma obrigação do Estado não exime o cidadão de cumprir o seu dever cívico dando a sua colaboração nesta difícil tarefa de combater a desigualdade social e seus reflexos na qualidade de vida de toda população.

 

É visível e indiscutível que o Estado, na esfera municipal, estadual e federal, não tem sido capaz de apresentar um programa estruturado e viável para amenizar o crescimento avassalador tanto de moradores em situação de rua como da dependência química.

 

São muitas as ações governamentais neste sentido e de instituições sociais, especialmente religiosas, algumas conveniadas e grande parte delas conveniadas com órgãos públicos.

 

Sem generalizar ou desmerecer os programas e projetos hoje implantados no Brasil, tanto por instituições religiosas como por empresas e órgãos governamentais, mas ao nosso ver é chegada a hora de termos um projeto nacional diferenciado que não se assemelhe com práticas socialistas de adoção dos problemas ou ainda religiosas que, mais uma vez, com todo o respeito, de uma certa forma acabam transferindo a responsabilidade para Deus.

O porquê da Socialização e Ressocialização
 

Exatamente porque muito se fala no Brasil de ressocialização de encarcerados, no entanto se esquece de um fator primordial que é muito simples de explicar, ou seja, para se ressocializar alguém é preciso que essa pessoa um dia já tenha sido socializada, e isso infelizmente não aconteceu, o que torna praticamente impossível sua ressocialização.

Modelo padrão de equipamentos sociais

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Sede Regional

Sede Seccional

Observação: Para esclarecimentos do funcionamento de nossas atividades sociais ligadas ao programa denominado Social do Cidadão, necessário se faz o agendamento de reunião técnica, social e jurídica, tendo como fim específico a explanação e dúvidas sobre o referido programa. Saiba mais

 

Sedes estaduais e federal

PSRC – Programa de Socialização, Ressocialização Carcerária”

NOSSOS OBJETIVOS:

 

Dar a toda a população carcerária aquilo que acreditamos que, salvo raríssimas exceções, eles não tiveram, ou seja, a oportunidade de serem verdadeiramente socializados.

 

Não se pode ressocializar ninguém que não tenha sido anteriormente socializado e é exatamente isso que o sistema penitenciário brasileiro vem fazendo ao logo de toda a sua existência.

 

Assim como você não pode dar um curso de pós-graduação a quem não tem formação, não se pode também falar em ressocialização para quem não foi devidamente socializado.

 

Nosso programa vai permitir a todos, independente de idade, grau de escolaridade e origem familiar, a chance de não desperdiçar as oportunidades que a vida ainda irá lhes proporcionar.

 

É comum, no dia a dia, vermos pessoas perderem tudo que tem ou que poderiam ter tido por falta de conhecimento vivencial. Perdem inclusive sua liberdade.

 

É praticamente impossível viver em uma família na qual o pai é advogado e a mãe é médica, sem absorver naturalmente conhecimentos básicos nessas duas matérias. No entanto, é humanamente impossível termos sob o mesmo teto, dentre nossos familiares, 13 (treze) profissionais de áreas diferentes para nos passar experiências vivenciais. 

 

É triste vermos jovens de boa aparência que, por virem de famílias humildes, desperdiçam a juventude e também todas as oportunidades que a vida lhe deu, por não terem os mínimos conhecimentos de etiquetas e comportamentos, fato que também os excluem do mercado de trabalho, já que procuram emprego com a roupa errada, não sabem se portar em uma entrevista e não tem também equilíbrio emocional para transmitir segurança ao contratante.

 

Este problema afeta ambos os sexos e todas as idades. Infelizmente a vida não nos proporciona uma nova oportunidade de causar uma boa primeira impressão, mas nunca é tarde para aprender.

 

Através desses cursos daremos aos participantes conhecimentos básicos de 13 (treze) matérias, melhor preparando-o, ao nosso ver, para uma vida familiar harmoniosa e um pleno sucesso e reconhecimento em suas atividades profissionais, fato que, entendemos, fará toda a diferença e lhe possibilitará ser muito mais feliz na vida pessoal e realizado na profissional.

RELAÇÃO DAS MATÉRIAS A SEREM MINISTRADAS:


RELAÇÃO DE MATÉRIAS:  

01) - Administração Conjunta do Lar
02) - Saúde
03) - Psicologia
04) - Vocações e aptidões
05) - Estética Corporal
06) - Primeiros Socorros
07) - Cidadania
08) - Etiqueta e Comportamento  
09) - Crenças
10) - Nutrição
11) - Sexologia
12) - Ética
13) - Política  

EIXO DE ADMINISTRAÇÃO CONJUNTA DO LAR:

O casamento é um empreendimento em que duas pessoas são sócias e administram essa sociedade como se fosse uma empresa, e apesar de haver um relacionamento amoroso, não se pode deixar de racionalizar a relação em momentos que se julgue necessário.

Em caso de separação e divórcio, o juiz acaba conduzindo as decisões em relação a separação como se fosse uma empresa, dividindo bens, móveis e imóveis, lucros ou prejuízos, e decidindo se a guarda será compartilhada.

Ao evitar que a sociedade matrimonial se desfaça, é preciso antes aprender a conviver, administrar os bens, fazer planos e planejar o passo a passo de cada área em que esses cônjuges irão atuar e o como cada um deve contribuir nessa sociedade para que esteja claro quais as funções de cada um e para que possa ser, além de mensurado o desempenho e o resultado, também modificado, caso algum passo precise de alteração.   

Por mais amor que exista dentro de um lar, necessário se faz ter harmonia, e é impossível ter harmonia se não se tem planejamento familiar.

No passado as famílias eram sustentadas primordialmente pelos homens, fato que com o passar do tempo mudou.

 

Muitas famílias hoje dependem não só da renda das mulheres como também da renda dos filhos, e já passou da hora de mudarmos também o comportamento das pessoas, pois entendemos que uma família não deve ter divisão financeira, mas sim cada um contribuir para o bem-estar do coletivo.  

Somos a favor de que uma família deve se sentar ao redor de uma mesa pelo menos uma vez por mês com a presença de todos os seus integrantes para prestarem contas e fazer de forma conjunta uma programação financeira para o mês seguinte.

Isso melhorará sem dúvida o convívio, reforçará o apoio mútuo, evitando também surpresas desagradáveis e proporcionará a todos um convívio muito mais satisfatório.


EIXO DE SAÚDE:

O curso tem como principal objetivo promover conhecimento básico sobre saúde e funcionamento do corpo humano. Tais conhecimentos irão promover a melhoria e bem-estar do indivíduo, uma vez que, conhecendo o corpo e seu funcionamento, temos maiores possibilidades de conquistar uma vida mais saudável.

É importante para todos entender um pouco mais sobre as doenças em geral, como as hereditárias e aquelas que, sem saber, contribuímos para o seu surgimento ou agravamento.

É importante também conhecer as formas de prevenção das doenças, possibilitando assim uma mudança de comportamento, favorecendo dessa forma uma vida mais saudável.

Sabemos que uma boa saúde está associada ao aumento da qualidade de vida, e isso só é possível através da boa disposição do corpo e da mente.

Através deste curso passaremos informações básicas referentes ao desempenho do corpo humano, suas fragilidades e limitações, e isso possibilitará a promoção de mudança de hábitos e estilo de vida, promovendo assim saúde e qualidade de vida. Saúde é um direito fundamental do ser humano.

Matérias a serem abordadas:
Apostila 1: Desvendando o corpo humano, Organização do corpo humano, Hormônios, Alteração metabólica, Higiene pessoal, Saúde da mulher e do homem, Ginecologia e Obstetrícia, Ciclo menstrual e período fértil, Tensão pré-menstrual (TPM), Síndrome do homem irritável (SHI), Funcionamento dos órgãos sexuais femininos e masculinos, Saúde da mulher e do homem, Climatério, Menopausa, Andropausa, Câncer de Mama, Câncer, Gravidez, Gravidez de alto risco e Pré-natal.

Apostila 2: Prevenção de Próstata, Ler/Dort, Exercícios Físicos e seus reflexos, Anorexia, Colesterol, Pressão Alta e baixa, Conhecendo as doenças, Obesidade, Ansiedade, Diabetes, Infarto do Miocárdio, Acidente vascular cerebral (AVC), Doença renal crônica, Anemia, hemofilia, Distúrbio do sono, Apneia do sono central e obstrutiva, Síndrome de Down, TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), Stress, Epilepsia, Varizes, Gastrite, Úlcera.  

Apostila 3: Doenças infecto contagiosas, Resfriado, Gripe, Transmissor Aedes Aegypti, Dengue, Febre Chikungunya, Zika vírus, Doenças transmissíveis, Infecções sexualmente transmissíveis (IST), Principais tipos de infecções sexualmente transmissíveis, Tipos de hepatites e suas formas de transmissão, HIV- Vírus da imunodeficiência humana, AIDS (Acquired immunodeficiency syndrome), Drogas, Alcoolismo, Tabagismo, Dependência química, Sequelas traumáticas físicas, Traqueostomia, Combate à automedicação.  


EIXO DE PSICOLOGIA:  

O campo da psicologia é um dos mais complexos da humanidade, no entanto, não podemos direcionar o nosso curso única e exclusivamente para o lado técnico e sim dar mais ênfase ao lado prático da psicologia.  Espera-se atingir como objetivo específico do Curso Vivencial de Psicologia a formação de opinião de todos os participantes.

Uma visão ampla de que todos enfrentamos adversidades e conflitos diários, os quais podem ser superados, dependendo da forma como somos instruídos e capacitados para isso.

Famílias bem estruturadas e conscientes tendem a reduzir o índice de perda de vínculo, abandono de incapaz, escape para as drogas e outros vícios.

A falta de estrutura e de compromisso com a família pode desencadear a transferência de responsabilidade, causando uma série de problemas à sociedade.

Onde quer que o indivíduo possa ser inserido, desde a escola, empresas, grupos sociais, tudo isso é continuidade do que é vivenciado em família, a base da sociedade.  

Esperamos resgatar, de uma forma consciente e participativa, a verdadeira identidade e compromisso de cada cidadão.

A convivência tende a ficar harmoniosa quando ampliamos os nossos conhecimentos, já que às vezes estamos falando as mesmas coisas, só que de forma diferente.  


 

O fator psicológico afeta em todo o relacionamento da família, pois além do amor tem que existir o respeito e a amizade. Quando isso não existe não há amor que possa sobreviver por muito tempo.  Ressaltamos ainda ser de suma importância o conhecimento nesta área para alavancar uma vitoriosa carreira profissional, pois temos que ter a sensibilidade de saber a hora e a forma de conversar com as pessoas, já que o ser humano é dotado de percepção muito diferenciada, saber lidar com isto é com certeza um dos segredos do sucesso.   

Matérias a serem abordadas: Ciclos da Vida, Principais mudanças causadas pela liberdade, Puberdade feminina, Puberdade masculina, Vida adulta, Maturidade, Envelhecência, Personalidades, Comportamento genético, Hereditariedade e ambiente, Inteligências, Tipos de inteligências, Relações interpessoais x inteligência emocional – Primeira habilidade: Autoconhecimento, Segunda habilidade: Autocontrole, Terceira habilidade: Auto motivação, Quarta habilidade: Empatia, Quinta habilidade: Relacionamento interpessoal – Família Derivada, Isolamento familiar x amigos, Papel de pais e educadores, Questões frequentes abordadas por adolescentes, Pontos considerados em pesquisas atuais, Machismo na sociedade, Complexo de édipo e de Electra, Casamento, Traumas de casamentos anteriores, Interferência familiar na vida conjugal, Adultério, Ciúmes, Órgãos dos sentidos, Percepção da realidade, Fatores e princípios da percepção, Tipos de percepção, Motivação, Alterações psicossomáticas, Dependências químicas, Bebidas, Depressão, TDAH, Agressão sexual, Homofobia, Preconceitos familiares, Formas agressivas de diálogo, Momentos da vida - saber ganhar perder, Aprendendo a poupar, Definir objetivos financeiros, Desafio 21 dias.  

EIXO DE VOCAÇÕES E APTIDÕES:

Para alguns, a escolha da profissão foi algo que aconteceu naturalmente e já durante os primeiros anos da infância ou da adolescência.

Mas para a maioria das pessoas a escolha é muito difícil, muitas vezes com uma dúvida muito comum: sucesso financeiro ou realização pessoal?

Na maioria dos casos, adolescentes não estão suficientemente maduros emocionalmente e devidamente informados para escolher qual será a melhor profissão que irá satisfazer os seus interesses, pois muitas vezes é vítima de um sistema educacional, de um modo geral, precário e deficiente.

São raros os jovens e adolescentes que se preocupam em discutir e se informar com certa antecedência qual o melhor caminho a seguir.

A maior parte prefere adiar o problema para a última hora e este é o principal motivo do número de estudantes que desistem da faculdade já nos primeiros semestres.

O Primeiro passo antes de tomar esta importante decisão é conhecer bem a profissão que você pretende escolher.

Conhecer como é o dia a dia deste profissional, como está o mercado de trabalho, se realmente é este o tipo de vida que você quer levar. Todos estes aspectos devem ser levados em conta, pois a vida de um profissional de sucesso nem sempre é um mar de rosas.

Muitos profissionais percorreram um longo e árduo caminho até o sucesso. Foram muitas noites sem dormir, buscando soluções para um projeto, atendendo os pacientes várias horas do dia e da noite em uma sala de hospital, alguns passaram várias horas em um laboratório ou em uma linha de produção, buscando encontrar a solução para um problema no produto, enfim, é muito importante conhecer todos os caminhos percorridos por estes profissionais para decidir de forma certa e segura qual profissão escolher.

A busca por um serviço de orientação profissional, através de um pedagogo, psicólogo ou psiquiatra pode ser uma boa solução para ajudar a esclarecer aos pré-vestibulandos que estiverem com muitas dúvidas sobre as suas aptidões ou vocações.

Mas não se iluda, pois este deve ser visto como um serviço para lhe ajudar na definição das áreas de seu interesse e não para lhe apontar exatamente uma única carreira para ser seguida.

Iremos, através desse curso, mostrar aos participantes um horizonte das profissões a que tem tendências a seguir, pois é muito frustrante descobrir não ter vocação para algo que investiu grande parte de sua vida para conquistar.

O melhor profissional do mundo sempre é aquele que gosta do que faz, mesmo porque trabalhar também proporciona prazer e felicidade. Não devemos tentar tornar real o sonho de nossos pais, mesmo porque eles já viveram tal oportunidade e não devem tentar realiza-las através de nós.

É comum hoje vermos adolescentes estudando ou trilhando caminhos que não gostam, só para agradar terceiros.

Para que isso não aconteça, devem-se fazer testes vocacionais ou frequentar o nosso curso de vocações e aptidões que irá orientá-lo a seguir uma profissão que mais se encaixe em seu perfil, orientando-o a escolher melhor uma profissão que o tornará realizado profissionalmente, afinal, quem ama o que faz, faz melhor e é feliz.

A vocação não é apenas um dom religioso, mas um conjunto de competências que são construídas ao longo do tempo.

Matérias a serem abordadas: Trabalho em equipe, Conceitos, Vocação e Aptidão, Mundo do trabalho, Liderança, Tendência de mercado e profissões, Escolhas, Orientação profissional, Como é feita a orientação vocacional, Autoconhecimento, CHA, Competências, Desnível sócio cultural, Círculo de influências, Empatia, Simpatia, Empatia na Psicologia, Noções comerciais, Radicalismo e flexibilidade, Autoconsciência e inteligência emocional, Autoconfiança e autoestima, Cognição, Criatividade, Iniciativa, Persuasão, Estudo profissional, Pontos fortes e fracos, Tornando pontos fracos em fortes, Entrevistas bem-sucedidas, Perguntas para candidatos; Dinâmicas de entrevistas, Vender sua imagem, Apresentação, Criar currículo simplificado.

EIXO DE ESTÉTICA CORPORAL:   

Existe um conjunto de alterações que afetam as estéticas corporais, chamadas de “Síndrome de Desarmonia Corporal (SDC)”. Essas alterações foram descritas pela primeira vez pelo professor Dr. Miguel Francischelli Neto, com base em suas pesquisas sobre estética humana.  Entende-se que toda composição corporal é o que realmente determina a forma corporal e deve ser considerado na manutenção ou recuperação da harmonia corporal, o que não se faz sem conhecimento técnico, e estes são os ensinamentos que ministraremos em nosso curso.  

Houve época em que as pessoas não davam tanto valor para as formas de seu corpo, sendo até mesmo uma forma machista de ver a necessidade de uma boa forma física apenas para as mulheres.  

Pois bem, isto mudou, e muito. Hoje não é só uma cobrança masculina de ter uma mulher com boa forma física, passou também a ser uma cobrança feminina no que se refere a aparência do homem.  

Não vamos manter essas exigências apenas para os relacionamentos, mesmo porque elas já enveredaram também para a carreira profissional, sendo comum vermos os de boa aparência serem escolhidos enquanto os demais serem descriminados.

Não somente manter uma forma física saudável pela estética, mas pela saúde e bem-estar.  

Torna-se cada vez mais difícil manter um relacionamento, seja a que título for, quando um dos cônjuges abandona sua aparência inicial por puro relaxo ou desleixo.

Há quem pense que esta preocupação deve ficar apenas para aqueles que já perderam a forma, mas tal fato não é verdadeiro, pois o cuidado tem que existir ainda enquanto estamos em boa forma e temos saúde, pois depois que o controle do peso se perde, isto torna tudo mais difícil.

Embora exista uma grande oferta de tratamentos disponíveis no mercado, nenhum deles alcançará o resultado almejado em seu corpo se não tiver a sua participação, dedicação e comprometimento, sendo certo que isto não ocorrerá se não tiver o mínimo conhecimento técnico possível.

Matérias a serem abordadas: SDC - Síndrome da Desarmonia Corporal, Excesso de peso e sedentarismo, Formas de sair do sedentarismo e evitar a obesidade, Gordura localizada no homem e na mulher, Pirâmide dos alimentos, Flacidez muscular e dérmica, Métodos para combater a flacidez, Estresse, Depressão, Tipos de  dependências, Vícios e seus efeitos, Doenças oriundas de regimes sem acompanhamento ou conhecimento técnico, Ginastica e seus benefícios, Alongamentos, Doenças de pele, Estética facial, Drenagem linfática, Vinhoterapia, Massoterapia, Crioterapia, Cuidados com a saúde física do profissional de estética, Ler/Dort, Direitos previdenciários para profissionais de estética, Massagem estética, Cinco massagens mais eficazes para o emagrecimento, Como desenvolver e cuidar do trabalho de estética, Divulgar trabalho de estética, Fidelização de clientes de estética, Maquiagem, Cuidados com a pele, Tipos de pinceis para maquiagem, Etapas da maquiagem, Dicas de auto-maquiagem.  

EIXO DE PRIMEIROS SOCORROS:

Objetivo: Desenvolver as habilidades de socorrista através do aprendizado teórico e prático das técnicas utilizadas para o pronto atendimento às vítimas de acidentes de qualquer natureza. Você irá aprender: Avaliação Primária, Avaliação Secundária, Lesões, Fraturas, Obstrução de Vias aéreas, Envenenamento por gases, produtos químicos e animais peçonhentos, Hipotermia, Hipertermia, Paradas Cardiorrespiratórias, Eletrocussão, Estado de choque, Reações Alérgicas, Diabetes, Epilepsia, Hiperventilação, Transporte de vítimas com Politraumatismos, Controle de Hemorragias, Ferimentos, Curativos e Queimaduras.

Matérias a serem abordadas: Fraturas, Psicossomatismo, Afogamento, Incêndio, Botijão de gás, Prevenção de acidentes domésticos, Infarto, Derrame, Crianças ingerem remédios (cápsulas), Aborto espontâneo, Parto Natural, Engasgamento, Parada cárdica, Respiratória, Todos os tipos de envenenamento e Evisceração.

EIXO DE CIDADANIA:

Há muito tempo é colocado para a população a ideia de que ser cidadão é ter o direito de votar. No entanto, será que apenas votar garante a cidadania?

O conceito de cidadania está intimamente ligado à qualidade de cidadão. A cidadania não é mais aquela centrada nos direitos e regras abstratas da democracia, mas vai muito além do Estado.

Assim, ela faz parte do cotidiano das pessoas, na vida em sociedade, no trabalho, no lazer, nas redes sociais, nas famílias, nos contatos diários.

Um dos melhores conceitos de cidadão foi dado pelo filósofo e educador Bernardo Toro em entrevista à revista PRESENÇA PEDAGÓGICA n. 39 mai./jun. 20 01, pág. 15: “O que significa ser cidadão? É ser capaz de trabalhar em cooperação com os outros para construir as leis, as normas e a ordem que se quer viver para a dignidade de todos. Mas isso não é possível sem a organização social, ou seja, a democracia não depende de iluminados, a democracia não precisa de caudilhos, a democracia acredita nas pessoas comuns e simples como nós, que somos capazes de gerar orientações de que a sociedade precisa”.

“SER CIDADÃO” É ser capaz de trabalhar conviver com as leis, as normas em perfeita harmonia contribuindo para a dignidade de todos.

Matérias a serem abordadas: Ciências políticas, Ética e Moral, Sistemas econômicos, sociais e políticos, Capitalismo, Socialismo, Comunismo, Direito Constitucional, Fundamentos do estado Brasileiro, Internacionais, Separação de poderes, Objetivos Fundamentais da República Federativa do Brasil, Princípios do Estado Brasileiro nas relações Direitos Constitucionais, Declaração Uni e garantias fundamentais, Remédio versal dos Direitos Humanos, Terceiro Setor, Improbidade Administrativa, Ministério Público, Elo Social 5º Poder, Direito da Família, Famílias derivadas, Ação de alimentos, Guarda de filhos, Tutela curatela e adoção, União estável e casamento, Inventário e partilha, Direito da mulher, Evolução legislativa do direito da mulher, Direito do menor, Questões fundamentais, Como resguardar os direitos do menor, Direito penal, Direito do trabalho, Lei do feminicídio, Racismo, Desarmamento, História das armas no Brasil, Estatuto do desarmamento, Lei Maria da Penha.

EIXO DE ETIQUETA E COMPORTAMENTO:

De que adianta ter beleza sem classe? Não existe nada pior na vida do que estar acompanhado de alguém que não sabe se portar em determinados ambientes.

Vemos jovens com muita beleza, mas que não podem ser levados a certos ambientes por pura falta de etiqueta.

A vida proporciona oportunidade a todos, a uns mais, a outros menos, sempre de acordo com o investimento pessoal que fizemos e também com a generosidade do destino.

É importante estarmos sempre preparados para as oportunidades que a vida nos proporciona, mas como podemos nos considerar aptos se não tivemos sequer de forma básica, em nossa criação, conhecimentos de etiqueta e comportamento?

A tentativa de identificar os valores humanos básicos não é recente. Nas últimas décadas, vários autores têm usado o termo “valores básicos” para representar diferentes atributos dos valores (Chinese Culture Connection, 1987; Kluckhohn, 1951; Ros, Schwartz, & Surkis, 1999; Schwartz, 1994). Por exemplo, este pode se referir ao grau de generalização (valores culturais, valores universais) ou ao número de valores que são adotados pelos indivíduos.

Também pode contemplar uma ênfase em processos básicos que representam (necessidades, motivos) ou indicar a existência de alguma ordem dimensional (tipos de valores, valores de primeira ou segunda ordem).

Em nosso curso trabalharemos os valores básicos que compreendem um conjunto de valores primários, que representam as necessidades humanas e as precondições para satisfazê-las.

Eles são vistos como princípios, um guia disponível para todos os seres humanos, mas que podem ser assumidos em magnitudes distintas, uma vez que emergem associados às experiências de socialização e dependem do contexto sociocultural de cada pessoa.

Matérias a serem abordadas: Boas maneiras, Galanteios e conquistas, Roupas e vestuários, Cumprimento e despedidas, Recebimento de visitas, Como beber socialmente, Família derivada, Como se portar à mesa, Recepções, Celebrações religiosas, Velórios, Hospitais, Restaurante, Hotéis, Como andar, sentar, levantar, conversar e quais assuntos, Postar-se, Moda, Dever, Obrigações, Opções, Cigarro, Perfume, Presentes, Convites (receber e fazer), Como e quando usar o telefone, Elegância, Higiene pessoal, Correspondência, Beleza, convivência (com diversas classes sociais no mesmo ambiente), Viagens e malas, Recepções em locais públicos.

EIXO DE CRENÇAS:

Porque será que pessoas com as mais diferentes culturas e vivendo em lugares tão distantes se encontram em dificuldades nas mais diferentes áreas da vida?

Nossas crenças são tudo o que julgamos ser verdade e que foram colocadas lá no nosso subconsciente desde a nossa infância por pessoas que julgamos serem autoridade em nossas vidas, como nossos pais, avós e professores, porém, devemos buscar questionar o porquê da nossa vida não dar certo em algumas áreas e em outras ter muito sucesso.

Para alguns de nós, a crença em nossas vidas pode significar uma âncora que nos mantém limitados, e para outros, um impulsionador que expande o crescimento.

O curso de crenças vem quebrar o paradigma de que crença é somente na área religiosa, o que não é uma verdade absoluta, mas em parte, pois crença é tudo o que acreditamos ser verdade e que rege a nossa vida, mesmo que não seja uma verdade.

Para cada um de nós a mesma crença produz resultados diferentes pois cada ser humano tem uma perspectiva diferente no olhar. Para que saiba como identificar as crenças que desejar modificar, o aluno terá acesso a ferramentas de coaching em que ele descobre em qual área da sua vida as crenças estão sendo limitadoras e o que fazer para neutralizar e substituir a crença por uma fortalecedora.
 
Matérias a serem abordadas: Autoconhecimento, O que são crenças, Como e quando as crenças se formam, O quem são crenças limitantes, Quais os tipos e sistemas de crenças, O poder das crenças, Mudando sistema de crenças, Saindo do ponto A e indo para o ponto B, Construindo uma nova História.

EIXO DE NUTRIÇÃO:

O curso de Nutrição trata da integração entre o ser humano e o alimento contextualizado na sociedade. Engloba um conjunto de conhecimentos estreitamente ligados às ciências biológicas, como a fisiologia, bioquímica e biologia.

Por outro lado, está também intimamente ligado às ciências comportamentais humanas, tais como a sociologia, antropologia e economia.

A nutrição surte efeitos em todas as áreas da educação e nos acompanha desde o nascimento até o falecimento, já que se bem orientados devemos nos nutrir de alimentação correta, alimentação esta que poderá definir nossa qualidade de vida.

De nada adianta querermos ter uma aparência saudável sem que tenhamos uma alimentação correta, isto nos torna vulneráveis. Participando deste curso você terá condições de fazer seu planejamento alimentar, bem como o de todos os seus entes queridos, com organização, direção, supervisão, controle de alimentação e avaliação dos estudos dietéticos.

O mercado de trabalho também é bastante amplo para pessoas com conhecimentos em nutrição. Temos como prioridade em nosso curso preparar o cidadão para dar melhor orientação e prestar vigilância na alimentação normal de seu núcleo familiar, combatendo assim de forma preventiva, diversos males que possam afetá-los, como alta no colesterol, hipertensão, obesidade, desnutrição, diabete, anemia e demais efeitos colaterais advindos de uma alimentação não saudável.

Matérias a serem abordadas: Nutrição, O que são alimentos, O que são nutrientes, O que é caloria, Pirâmide alimentar, O que são Macronutrientes, Fibras, O que são Micronutrientes, Segurança Alimentar, Alimentação segura, O que são Micróbios, Cuidados na manipulação dos alimentos, Procedimento para desinfecção de hortifrutigranjeiros, As cinco chaves para uma alimentação segura, Lixo no lixo, Alimentação Saudável, Fases da alimentação na infância, adolescência, na fase adulta e na terceira idade, Aproveitamento integral dos alimentos, Como evitar desperdício, Composição dos alimentos, Receitas.


EIXO DE SEXOLOGIA:

Hoje, mais do que nunca, se faz necessário abordar um assunto que mexe com os instintos mais primitivos do ser humano: sexo e sexologia. Falar de sexualidade não pode mais ser um tabu, e não deve ser abordado com julgamentos, ideologias ou crenças limitantes impostas pela religião.

Deve ser tratado com naturalidade, pois é saudável conhecer o que temos de mais primitivo, que são os assuntos sobre a sexualidade humana.

É necessário conhecer sobre nossa vida sexual, sobre nossa sexualidade e quebrar paradigmas para que não sejam construídas crenças erradas e limitantes, que seria um verdadeiro desastre psicológico para muitos.

A falta de conhecimento sobre a nossa sexualidade faz com que muitos problemas de relacionamento afetivo, social e sexual culminem em doenças mais graves, ou em gravidez no momento errado da vida, principalmente do adolescente que está descobrindo a sua sexualidade.

O Objetivo deste material é esclarecer de forma objetiva o que for necessário para expandir a consciência e a vontade de buscar mais sobre esses assuntos.

O silêncio não é uma opção. O questionamento e o esclarecimento se tornam imperativos quando se trata de um assunto de total importância, como o conhecimento de nossa sexualidade.

Hoje, com muitas informações erradas em muitos canais de busca, é necessário que esse assunto seja muito bem esclarecido e de forma correta, sem julgamentos ou preconceitos.

Devemos, sim, conhecer tudo e de forma correta sobre a nossa existência e como devemos lidar com este universo que é tão importante na nossa vida, a nossa sexualidade.

Matérias a serem abordadas: O que é sexologia?, O que é sexualidade?, O que faz um sexólogo?, Sexo x sexualidade, Educação sexual, Mecanismo biológico da paixão, Sexualidade precoce causa prejuízos físicos e emocionais, Descoberta  sexual, Puberdade, Adolescência,  Sexo na adolescência, Virgindade, Traumas e conflitos, Sexualidade na vida adulta, Sexualidade no envelhecimento, Disfunção sexual masculina e feminina, Causa psicogênica, Ansiedade de desempenho e inexperiência sexual, Masturbação, Fisiologia do ato sexual, As fases e os reflexos do ato sexual, Desejo, Excitação, Orgasmo, Aquecimento sexual, Carinho, Amor, Respeito, Fidelidade, Cumplicidade, Promiscuidade sexual, Homossexualidade, O que são doenças sexualmente transmissíveis?, Anticoncepcionais, Abordagem psicológica sobre abuso, Assédio (sexual, moral, pedofilia, violência doméstica).   

EIXO DE ÉTICA:

O curso tem por objetivo elucidar sua forma de ver e agir perante a sociedade e os acontecimentos à sua volta. Estabelecer um marco conceitual, a partir de exemplos, definições e informações sobre conduta ética e moral. Repassar informações específicas, de maneira dinâmica, intercalando textos, imagens e vídeos, com a finalidade de capacitá-lo a entender, e “não somente” a diferenciar o certo do errado, mas também, esclarecer sobre normas pertinentes que regulam a sua conduta.

Fornecer orientações para que você possa observar e conviver cotidianamente com a ética política e responsabilidade solidária e humana, no âmbito profissional, familiar e social comunitário. Finalmente, construir seus valores morais, que irão determinar suas atitudes na convivência em sociedade.

DEFINIÇÃO DE ÉTICA: (do grego “ethos”, que significa modo de ser ou caráter). A questão central da Ética é o modo de como devemos agir perante o outro. É um eterno pensar, refletir e construir. Trata da reflexão de VALORES e normas para 9 orientação da conduta humana que é a filosofia da MORAL, (do latim “morales”, que significa costumes) que são REGRAS, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade nas suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado.

A Moral possui abrangência maior que ética, é a "ciências do espírito", contempla todas as manifestações que não são expressamente físicas no ser humano.

Apresentamo-nos conforme a ética que seguimos e os valores que praticamos.

As pessoas não nascem boas ou ruins, mesmo tendo influência dos pais, da escola e do convívio com outras pessoas, de fato, é a sociedade que educa.

Por esse motivo, criou-se um conjunto de princípios e normas para orientar a conduta do indivíduo, mediante a necessidade de se fazer uma escolha difícil, desagradável e que implica um princípio moral que possa afetar terceiros.

Sendo assim, a teoria, a prática e a moral, é que definem o que se quer, o que se pode e o que se deve fazer.

EIXO DE POLÍTICA:

Observa-se como nos dias atuais o número de pessoas debatendo sobre política tem aumentado em virtude da crise política social mundial, e com isso, discursos errôneos de conceitos como fascismo, liberalismo, comunismo, esquerda, direita, se elevam na mesma proporção.

A maior adversidade é que esses discursos errôneos estão sendo propagados em maior número pelos jovens.

A ideia do projeto é compreender quais são as falhas didáticas existentes, para assim, evitar e minimizar as dúvidas dos usuários sobre esses temas, procurando compreender que tipo de conteúdo eles estão consumindo.

A maioria dos usuários já tem idade para fazer escolhas políticas e votar e por isso buscar a compreensão do significado de cada termo sociopolítico e geopolítico faz com que construam uma base sólida para entender, e debater democraticamente sobre o que é melhor ou não para o futuro do nosso país.

Muitos jovens e adultos se identificam politicamente com alguma vertente devido a algum discurso imediatista, ou devido a uma pressão do grupo em que estão inseridos.

Graças à internet e sua fácil disseminação de informação, é cada vez mais simples e acessível qualquer tipo de conteúdo, seja em vídeo ou documental, entretanto nem todo conteúdo na internet tem base acadêmica ou referências, e muitos são propositalmente feitos para induzir ao erro. Isso faz com que aumente o número de pessoas comentando sobre algum assunto equivocado e repetindo o erro incessantemente.

A falta de credibilidade dos políticos também é algo percebido, e na maioria das vezes são mais aceitos como “verídicos” textos e artigos publicados na internet do que livros ou documentos, aumentando assim a desvalorização da política como ela é.

E foi pensando nisso que escolhemos esse tema para trabalhar, na tentativa de se compreender onde se encontram os déficits das informações e contribuir para uma melhor compreensão do que significa política e desmistificar o que hoje chamam de “política”.

Apenas uma sociedade esclarecida é capaz de optar conscientemente pelos rumos que deseja seguir.   

Matérias a serem abordadas: Democracia, Da direta à esquerda participativa, Divisão dos poderes, Presidencialismo e parlamentarismo, A participação política no Brasil, Partidos políticos no Brasil, Sistema eleitoral, Sistema político e propostas de reformas, Pesquisas e comportamento eleitoral, Mídia, Marketing e política, Democracia e desenvolvimento econômico, Política internacional, PIB, Balança comercial, Banco Central, Inflação e seus reflexos, Dívida externa, Executivo (municipal, estadual e federal), Legislativo (municipal, estadual e federal), Judiciário, Primeira instância, Segunda instância, STJ e STF, União e O contexto da globalização.

DA REMISSÃO DA PENA:

A legislação brasileira prevê que o preso possa diminuir o tempo de cumprimento de pena por trabalho ou estudo. A Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984, também conhecida como Lei de Execuções Penais – LEP, regulamenta em seu texto a diminuição de pena do preso por trabalho ou estudo.

A leitura de qualquer livro de literatura emprestado da biblioteca da unidade prisional, por exemplo, poderá significar menos tempo de pena a cumprir.

Para tanto, a pessoa presa deve apresentar um Relatório de Leitura que será remetido à Vara de Execuções Penais (VEP) ou Comissão de Validação instituída pela VEP.

Cada obra lida, após o reconhecimento da Justiça, reduzirá em quatro dias a pena da pessoa presa.

A resolução estabelece o limite de 12 livros lidos por ano e, portanto, 48 dias remidos como teto anual dessa modalidade de remição. Em respeito à Lei 13696/2018, que instituiu a Política Nacional de Leitura e Escrita, ficam vedadas a censura, a existência de lista prévia de títulos para fins de remição e a aplicação de provas.

A Resolução também propõe que sejam adotadas estratégias para reconhecimento da leitura por pessoas com deficiência, analfabetas ou com defasagem de letramento.

Segundo o artigo 126 da mencionada lei, para que o condenado que cumpre pena em regime fechado ou semiaberto diminua um dia de sua pena, terá que cumprir 12 horas de frequência escolar, que devem ser dividias em no mínimo 3 dias; ou, trabalhar por 3 dias.

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